segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mensagens subliminares

Até que ponto estas mensagens
influenciam o ser humano?

Ora, a maioria das pessoas reage emocionalmente, sem usar a lógica ou o pensamento consciente para racionalizar uma mensagem. As mensagens que penetram diretamente no subconsciente possuem um efeito mais forte do que as que são apresentadas ao consciente.
Se você vê um cartaz em uma loja dizendo "COMPRE", você pode usar o pensamento racional e resistir àquela sugestão. Você sabe que tal comando veio do "exterior", e você tem a opção de seguí-lo ou não. Já no caso de uma mensagem subliminar, o comando penetra diretamente em seu subconsciente. Neste caso, você pensa que o impulso de comprar, ou fazer o que a mensagem ordena, vem de seu interior. Sempre somos mais resistentes a ordens ou comandos que nos chegam do exterior do que aos que partem de nosso interior. No final, pensamos que o desejo de comprar é voluntário, não induzido.

As mensagens subliminares atuam sobre o cérebro emocional das pessoas e seus instintos básicos.

A ética das técnicas subliminares

Existe muita controvérsia com relação ao uso de técnicas subliminares no comércio ou na política. No caso de fitas para auto-ajuda, que não são ilegais, a aceitação é maior. É necessário esclarecer que as mensagens subliminares influenciam o pensamento do indivíduo, porém nem sempre influenciam seu comportamento, ou ação. No caso da mensagem "COMPRE", a pessoa pode sentir o desejo de comprar a mercadoria, porém, outros fatores podem influenciar na decisão final (falta de dinheiro, outras prioridades, etc.).
Em casos de tratamento ou auto-ajuda, a mensagem subliminar pode ser benéfica e mais eficiente do que simplesmente ouvir uma fita conscientemente. No caso de uso em lojas ou empresas, existem os que são a favor do uso moderado para combater furtos ou manter os funcionários em um estado positivo e produtivo.
Nossa opinião pessoal é: Como tudo o que existe, as técnicas de programação subliminares podem ser usadas para o bem ou para o mal, dependendo da intenção de seu usuário.
Mensagens subliminares produzem efeito, e isso já está provado por vários estudos e pesquisas.
Coca-Cola
Veja só: pegamos o logotipo da Coca-Cola, o mesmo da garrafa...

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